sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Usina Hidrelétrica de Belo Monte


A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central Hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira. Desde seu início, o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambinetalistas brasileiros e internacionais e de algumas comunidades indígenas locais. Essa pressão levou a sucessivas reduções do escopo do projeto, que originalmente previa outras barragens rio acima e uma área alagada total muito maior. Em 2008, o CNPE decidiu que Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu.O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada a 40 km abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental, formando o Reservatório do Xingu. A partir deste reservatório, parte da água será desviada por um canal de derivação de 20 km de comprimento para um Reservatório Intermediário, localizado a aproximadamente 50 km de Altamira na região cercada pela Grande Volta do Xingu. (O projeto originalmente previa dois canais de derivação, mas foi alterado para um canal apenas em 2009) Este reservatório será criado fechando os escoadouros da região por 27 diques menores. A área total dos reservatórios será de 516 km², dividida entre os municípios de Vitória de Changu (248 km²), Brasil Novo (0,5 km²) e Altamira (267 km²). A área a ser alagada é apenas parte desse total, pois este inclui a calha atual do Rio Xingu. A usina está prevista para entrar em funcionamento em 2015.
Comentário: A Usina de Belo Monte é um novo projeto, que será realizado no Pará .Ele esta previsto para entrar em funcionamento em 2015.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Belo_Monte

Floresta Amazônica

É uma floresta latifoliada úmida que cobre a maior parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Esta bacia abrange sete milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados são cobertos pela floresta tropical. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% e com pequenas quantidades na ColômbiaVenezuela,EquadorBolíviaGuianaSuriname e França (Guiana Francesa).

Foto:

A foto relata o desmatamento na floresta amazônica.


A foto relata como é a Floresta amazônica.

Notícia:

A destruição da floresta amazônica pode se tornar irreversível dentro de uma década, segundo o cientista americano James Alcock, da Universidade Estadual da Pensilvânia. 
Alcock diz que a floresta pode praticamente desaparecer em 50 anos. 
Esta previsão é bem mais pessimista do que as que têm sido apresentadas pela maioria dos pesquisadores. O governo brasileiro rejeitou pesquisa anterior publicada na revista científica Science, no começo do ano, que sugeria que o desmatamento da floresta amazônica pode atingir 42% de sua área até 2020. Para o Ministério de Ciência e Tecnologia, o estudo baseou-se em informações pouco confiáveis e "futurologia ecológica".

Comentário:
A floresta Amazônia é a floresta mais importante do mundo, mas atualmente ela esta sofrendo com algumas ações do ser humano, então temos que começar a preservar ela.
Fonte:

Mercosul

É a união de cinco países da América do sul que fazem trocas comerciais entre si sem pagar impostos. Em sua formação original, o bloco  era composto pelo Brasil, Argentina , Venezuela, Uruguai e Paraguai .As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o crescimento destes setores na Argentina.Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino.Espera-se que o Mercosul supere suas dificuldades e comece a funcionar plenamente e possibilite a entrada de novos parceiros da América do Sul. Esta integração econômica, bem sucedida, aumentaria o desenvolvimento econômico nos países membros, além de facilitar as relações comerciais entre o Mercosul e outros blocos econômicos, como o NAFTA e a União Européia. Economistas renomados afirmam que, muito em breve, dentro desta economia globalizada as relações comerciais não mais acontecerão entre países, mas sim entre blocos econômicos. Participar de um bloco econômico forte será de extrema importância para o Brasil.

Mapa:

Os países que estão verdes fazem parte do Mercosul.

Comentário: 
O Mercusul é muito importante para a economia, e esperamos que ele supere seus problemas e de oportunidades para outros países da América do Sul entrarem nessa união de países.



Fonte: