sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Charges contra e a favor do MST


O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Como se sabe, no Brasil prevaleceu historicamente uma desigualdade do acesso a terra, consequência direta de uma organização social patrimonialista e patriarcalista ao longo de séculos, predominando o grande latifúndio como sinônimo de poder. Desta forma, dada a concentração fundiária, as camadas menos favorecidas como escravos, ex-escravos ou homens livres de classes menos abastadas teriam maiores dificuldades à posse da terra.
Assim, do Brasil colonial da monocultura a este do agronegócio em pleno século XXI, o que prevalece é a concentração fundiária, o que traz à tona a necessidade da discussão e da luta política como a encabeçada pelo MST.

Charges:
Charge a favor do MST.











Charge contra o MST.










Comentário:Toda essa discussão entre o MST e os Latifundiários acontece pela reforma agrária (Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras).No Brasil, historicamente há uma distribuição desigual de terras.Esse problema teve início  com a criação das capitanias hereditárias e do sistema de sesmarias (distribuição de terra pela Coroa portuguesa a quem tivesse condições de produzir, tendo que pagar para a Coroa um sexto da produção). Essa política de aquisição da terra formou vários latifúndios. Em 1822, com a independência do Brasil, a demarcação de imóveis rurais ocorreu através da lei do mais forte, resultando em grande violência e concentração de terras para poucos proprietários, sendo esse problema prolongado até os dias atuais.A realização da reforma agrária no Brasil é lenta e enfrenta várias barreiras, entre elas podemos destacar a resistência dos grandes proprietários rurais (latifundiários), dificuldades jurídicas, além do elevado custo de manutenção das famílias assentadas, pois essas famílias que recebem lotes de terras da reforma agrária necessitam de financiamentos com juros baixos para a compra de adubos, sementes e máquinas, os assentamentos necessitam de infraestrutura, entre outros aspectos. 

Urbanização/ Consumismo/ Problemas ambientais



O consumismo causa problemas ambientais, porque ao comprar muita coisa, você está incentivando o produto a ser mais fabricado. Por isso, o processo do consumismo causa problemas ambientais antes, durante e depois de seu processo, causando assim vários problemas ambientais, como as ilhas de calor, as chuvas ácidas e as inversões térmicas.
Comentário: A urbanização causa o consumismo, porque quanto mais gente comprando as coisas mais coisas a fabrica vai produzir, e isso vai causar problemas ambientais por causa da poluição como chuva ácida inversões térmicas e as ilhas de calor.
Fonte:http://geoemtudo.blogspot.com.br/2012/08/urbanizacao-consumismo-problemas.html

Comercial ''Evian Rolo Bebês versão internacional''



Nesse comercial tem como o público alvo crianças , jovens e adultos e a estratégia foi fazer um comercial divertido com sucesso assim incentivando as pessoas a comprarem a água Evian!
Comentário :Colocando comerciais divertidos para todos os públicos faz com que o produto tenham maior procura.